terça-feira, agosto 12, 2014

A JUVENTUDE NEGRA E O MUNDO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE CONSTRUÇÃO

    “Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.”
    Martin Luther King

    Ubirajara Conceição Lima, Secretário de Políticas para a Juventude do Sintepav BahiaDifícil sempre, é começar tracejar linhas fazendo constatações que não são positivas ou que não são prazerosas e que denunciam um Brasil que precisa ser transformado.  A constatação é de que a sociedade brasileira é em sua grande maioria racista. Embora representem 51% da população, os negros e negras não ocupam proporcionalmente as mesmas vagas de trabalho, não têm as mesmas oportunidades.

    Um dos reflexos desse racismo é que a exclusão dos negros do mundo do trabalho vem aumentando nos últimos anos. No Brasil, cresce o número de negros que tem acesso ao ensino superior, em sua maioria jovens em situação de pobreza, entre os 20 os 25 anos e que não tem as mesma oportunidades de ocupar os espaços similares do que aqueles que são considerados pelas estatísticas oficiais como brancos. Existe um problema no que tange ao mundo do trabalho não só ao acesso ao mundo do trabalho, mas principalmente na composição desse. Visualizamos ainda uma hierarquização do mundo do trabalho na perspectiva racial em que os postos de níveis salariais mais baixos são destinados aqueles que são negros.

    No entanto, esperamos que as diversas ações do poder público, e principalmente o Estatuto da Igualdade Racial, possa ajudar a erradicar tal problema, assim como uma crescente abertura na confecção dos Acordos e Convenções Coletiva de Trabalho, possam incluir mais cláusulas que possam combater o racismo institucional nas empresas, mas também tencionar a criar espaços efetivos de participação da comunidade negra brasileira em todos os cargos de seu quadro.

    Ubirajara Conceição Lima, Secretário de Políticas para a Juventude do Sintepav Bahia
    Fonte: 
    http://www.forcasindicalbahia.com.br/2014/08/12/artigo-a-juventude-negra-e-o-mundo-do-trabalho-perspectivas-de-construcao/

Nenhum comentário: