domingo, maio 30, 2010

Sexta, Maio 29, 2010
UNA
Zé Lingüiça
Dejair Birschner
Servidor com nova ação judicial contra defasagem salarial
O Sinfespu - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Una, ajuizou ação na Justiça de Una, no dia 30 de março último, em que pleiteia a revisão salarial de oficiais e auxiliares administrativos da Prefeitura Municipal. A ação do Sinfespu leva em conta o fato de o prefeito Dejair Birschner não ter reajustado o salário dessas duas categorias, prejudicando cerca de 80 servidores, sob o argumento de que "não houve consenso durante as negociações".

Na avaliação do presidente do Sinfespu, José Carlos Ferreira, o Zé Lingüiça, o prefeito excluiu propositalmente o grupo dos oficiais e auxiliares administrativos, o que caracteriza má fé em relação a esses servidores. Para o vice-presidente Osvanildo de Souza Paixão, o Prevé, a alegação do prefeito Dejair de que o reajuste dado pelo ex-prefeito David Cerqueira foi irregular, concedido em período eleitoral, prevaleceu somente para os oficiais e auxiliares, sendo mantido, por exemplo, o reajuste dos professores, concedido exatamente na mesma época.
Salário baixo e constrangimento
Ainda a propósito desse assunto, o presidente Zé Lingüiça e o vice Prevé fazem os seguintes comentários:
O servidor público municipal de Una amarga um salário altamente defasado. Nos últimos 16 anos, Dejair foi prefeito durante 8 anos, não tendo procurado corrigir esse grave problema, o que atenta contra a própria sobrevivência do servidor e de sua família. Veio o prefeito Zé Pretinho e só depois dele, na curta gestão do prefeito David Cerqueira, é que foi amenizada a grave questão da nossa defasagem salarial. Os servidores chegaram a receber seus salários majorados durante nove meses.
Esse benefício caiu, porém, com o retorno de Dejair à prefeitura, daí o Sinfespu ter ingressado com a ação judicial, alegando inclusive que os servidores têm sido submetidos ao constrangimento de não poderem honrar seus compromissos, em face da redução salarial. A defasagem salarial chega a 133,79%. O prefeito Dejair e sua equipe, ao negociar diretamente com os funcionários, violam o principio da liberdade sindical. O assessor jurídico do Sifespu, advogado Diomedes Carvalho, está acompanhando a questão.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Análise de contas pelo Conselho Fiscal
As contas do Sinfespu relativas a 2009 foram submetidas pela sua diretoria ao Conselho Fiscal neste 6 de maio para análise e parecer. O presidente Zé Lingüiça cumpre assim o que determina os estatutos, numa demonstração de que visa dar à sua gestão o máximo de transparência. O vice-presidente Osvanildo Paixão, o Prevé, acredita que será assim dessa forma que, a partir de agora, agirão os futuros dirigentes da entidade.
Acesse: http://www.tabuonline.com.br/municipios4.htm


Acesse o blog atitude em Una, nosso parceiros de grandes notícias: http://atitudeemuna.blogspot.com/2010_05_01_archive.html
 

Nenhum comentário: