terça-feira, janeiro 28, 2014

ESTADOS QUEREM LOTERIA PARA PODER PAGAR APOSENTADORIAS

    Para aumentar as receitas e preservar o caixa dos regimes próprios de previdência, Estados e municípios tentam convencer Brasília a criar uma loteria, isentar de tributos e adotar regras mais rígidas para a concessão de pensão por morte no serviço público. O objetivo dessas medidas seria garantir o pagamento das aposentadorias no longo prazo.

    O déficit financeiro de União, Estados e municípios com a previdência dos funcionários públicos atingiu a marca de R$ 78 bilhões em 2012, segundo dados do Ministério da Previdência Social repassados ao Valor. Ou seja, a arrecadação previdenciária não tem sido suficiente e os entes públicos estão tirando dinheiro do caixa para bancar as aposentadorias.

    O financiamento da previdência dos servidores públicos tem deixado em alerta o governo federal e o Tribunal de Contas da União. A preocupação do TCU é que Estados e municípios tenham de recorrer à União para arcar com os custos das aposentadorias e pensões, como já aconteceu no passado com outras dívidas.

Nenhum comentário: