quinta-feira, maio 05, 2022

CÂMARA APROVA O NOVO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

 

                         

O SINFESPU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Una), parabeniza aos profissionais da Classe de Enfermagem pela luta e consequente sucesso adquirido, estivemos presente, sendo representado pelo Servidor Municipal e Enfermeiro José Augusto Catarino Pacheco, a quem ficamos grato.

O texto do Projeto de Lei 2564/20 institui o piso com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Todos os profissionais da enfermagem serão beneficiados, como técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, só que nos demais casos, haverá uma proporcionalidade de 70% do piso dos enfermeiros para técnicos de enfermagem, 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O novo piso salarial da enfermagem será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos privados. O texto aprovado na Câmara dos Deputados propõe a alteração da Lei 7.498/86, que trata do exercício da enfermagem.

O presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), em coletiva de impresa, afirmou que a proposta vinha sendo debatida intensamente no sentido de encontrar fontes de recursos para custear o pagamento do novo piso. Ele defendeu que a proposta precisa ter um compromisso com a realidade fiscal do Brasil.

Quem pode ser beneficiado? Entenda.

Informações do Confen (Conselho Federal de Enfermagem) dão conta de que são mais de 2,6 milhões de profissionais ativos no Brasil e nos quatro segmentos da enfermagem. Deste valor, sendo 642 mil enfermeiros, 1,5 milhão de técnicos, 440 mil auxiliares e 440 parteiras. Embora o profissional possa ter registro em mais de um segmento.

A proposta tramita na Câmara Federal e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

O SINFESPU SE SOLIDARIZA COM TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS DA CLASSE.

 

A DIRETORIA.


Nenhum comentário: